quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Preconceito, pare já!

 A sociedade capitalista do século XXI não resguarda qualquer tipo de devaneio relacionado àqueles a quem acham inferiores,são bases históricas relacionadas ao mandonismo local que se deu na formação do Estado brasileiro e até hoje prevalece, no qual pessoas acham que são superiores a outras.
 O Brasil é um país diversificado em relação ao fenótipo das pessoas, há pretos, pardos, brancos. Porém o que prevalece é preto. Mas, se é este que prevalece por que é o que mais sofre preconceito?Na mente da maioria das pessoas há uma crença de raça superior, a chamada raça pura, na qual se enquadra loiros,brancos, olhos claros.
 Seria um avanço dizer que só esses sofrem preconceito,porém outro grupo de pessoas que vêm sofrendo com isso são os homossexuais e nordestinos,a idéia de nacionalismo e raça pura entra neste contexto também. É um sério problema que há no Brasil porém antes havia um grupo mais fechado, os chamados 'skinheads' que tinha esse tipo de preconceito, hoje é mais disperso e não melhorou em relação a idéia de raça pura para a maioria das pessoas. O preconceito está enraizado na mente da população.
 Não se pode dizer que vai acabar algum dia porém uma boa solução para amenizar a situação é aumentar a educação, a punição para crimes contra pessoas que se enquadram neste grupo e fazer campanhas de conscientização sexual. Sendo assim, tentar mostrar que todos fazem parte da pátria Brasil

3 comentários:

  1. Falou bem, mostrar as pessoas que todos são filhos do mesmo país.

    ResponderExcluir
  2. Sempre com ótimos textos, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. A solução é a educação de qualidade com alcance a todos. Não adianta fazer leis se as mesmas não são respeitadas ou mesmo se não há policionamento sobre sua aplicação. O Brasil está muito longe de ser um país de igualdade e só terá solução quando houver uma participação mais efetiva da sociedade e também de políticos competentes e honestos (fato raro nos dias atuais). Att., Edson

    ResponderExcluir